segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto


Esse projeto desenvolveu-se através de uma pesquisa na internet sobre trabalhos com literatura infantil com crianças de comunidades carentes. Localizamos no site: http://www.tudoagora.com.br/noticia/23407/Projeto-social-de-literatura-infantil-executado-no-Piaui-e-exemplo-para-o-Pais.html
um projeto coordenado pela professora, educadora e poetisa Régia Adriana, da escola municipal Mário Covas, na comunidade Alto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina – Piauí. Esse trabalho consiste em sensibilizar as crianças para o ato de ler com alegria, espontaneidade por meio da ludicidade e da arte, descobrindo e desenvolvendo as várias inteligências múltiplas nas crianças, compreendendo os talentos da oratória, da dança, da dramatização, da música; mas sempre se apoiando no ato de ler os vários gêneros literários. (contos tradicionais e modernos, poesia, fábula, novela e romance).
Para muitas crianças, a escola representa a única oportunidade de ler que elas têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.
A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.Com base nessa pesquisa, convidamos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Fátima, Bairro Bom Jesus de Porto Alegre para conosco, trabalharmos esse aspecto da Literatura Infantil de uma forma lúdica com seus alunos, como iremos apresentar no nosso plano de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário